

MARISTA ESCOLA SOCIAL LÚCIA MAYVORNE
PRÉDIO II – INTEGRAL
CAEIRA DO SACO DOS LIMÕES - FLORIANÓPOLIS (SC)
TELEFONE: (48) 3225-3636
Humanidades
A linguagem de humanidades dialoga com os componentes curriculares da História, Geografia e Filosofia, buscando o fortalecimento das ciências humanas para o fundamental I. A partir dos objetos de estudo destas áreas, como “Os processos e sujeitos históricos”, “O espaço geográfico” e “A atitude filosófica”, a linguagem de humanidades é o palco onde acontece o exercício do fazer ciência. Tendo isso em vista, Humanidades tem por objetivo fomentar entre educandos e educandas o processo de participação política e a construção de sua criticidade, e para tanto, se faz necessário a apropriação do conceito de Ciência, e a compreensão das etapas do processo de pesquisa cientifica.

Projeto 2020
A linguagem Humanidades, inserida na área das Ciências Humanas, compreende os objetos de estudo da História, Geografia e Filosofia. Como proposta para 2020, os educandos continuarão desenvolvendo pesquisas específicas nas áreas de Ciências Humanas, explorando conceitos da área, alinhados às práticas pedagógicas em sala de aula. O projeto “Eu sou eu, tu és tu, mas quem somos?”, propõe explorar as diversas identidades do processo socioespacial e histórico de formação da comunidade do Monte Serrat, Alto de Caeira e demais comunidades do Maciço do Morro da Cruz próximas à nossa escola, Marista Escola Social Lucia Mayvorne.
Com o objetivo de compreender a diversidade de grupos que formam esse(s) território(s), o projeto propõe investigações acerca da formação histórica e cultural de ocupação dessas comunidades, o seu desenvolvimento e seus diferentes grupos, como parte do contexto de formação de nossa cidade, transportando para uma história do tempo presente, percebendo as mudanças dos grupos que formam o Monte Serrat, resultado das diversas migrações ao território, reconhecendo os membros desses grupos como sujeitos de direitos.